Projeto Interesse
Nesse projeto, um artista é convidado a trocar um trabalho seu de pequeno formato por um pequeno vidro contendo um endereço virtual.
Cada um desses vidrinhos contém um fósforo espetado no lado interno da rolha que veda o vidro, em posição análoga aos filamentos de lâmpadas, aludindo à representação gráfica tradicional da ideia na linguagem dos quadrinhos e incitando a ideia do pensamento por meio de sua representação gráfica. Com o papel preso ao fósforo no interior do vidro, havia ainda a sugestão da ideia de “mensagem em uma garrafa”.
Muitos desses vidrinhos e todos os pequenos trabalhos trocados com outros artistas por eles foram abandonados em museus, centros de arte e galerias, tendo como documentação da ação o registro fotográfico. As imagens feitas, em seguida, eram disponibilizadas em um site, em forma de “exposição digital e marginal”, discriminando o nome do artista e o local no qual seu trabalho fora “exposto”. Para aqueles que encontrassem um trabalho, o recolhessem e acessassem o endereço digital, era ainda proposto repetir a ação, seja produzindo, trocando, ou simplesmente abandonando novamente o vidrinho ou o trabalho encontrado em algum local e enviando a foto e as informações para o site.




Projeto Interesse. Vidros, rolhas, palitos de fósforo e papel com endereço eletrônico. 2001-2004.