Jogue fora seus preconceitos por um pirulito

2014

Trabalho integrante do projeto “Independência Quem Troca?”, contemplado com o Prêmio Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais, 10ª edição, ocorrida no MUSA – Museu de arte da Universidade Federal do Paraná.


Na ação, os convidados da exposição eram recebidos com uma indagação: “Aceita um conceito?” Se aceita, a palavra conceito era carimbada em papel colorido, a ser escolhido entre papéis coloridos, amarelos ou azuis, em tamanho de 20 x 55 cm (cada). A palavra pode ser carimbada por mais vezes e também pelo visitante, se desejar. As medidas do papel colocam para o participante a questão do destino do papel. Tornam mais difícil o descarte (habitual dos folhetos), mas também permite ser dobrado, resultando facilmente em um tamanho adequado a um(a) bolso(a). Mas, se carregado, pede o emprego das duas mãos.

Próximo à entrada da sala expositiva, em outro ponto da trajetória natural desse visitante até a exposição, um pirulito é oferecido em troca do papel (“Aceita um pirulito por seu pré conceito?”). Os convidados da mostra, que em sua grande maioria aceitaram os papéis, os amassaram e atiraram em um canto próximo do participante que ofereceu os pirulitos, reservado pela presença da frase título, que assume então uma função indicadora de um local.  Assim, através da ideia de um gesto libertário, o de se desprender de algum preconceito, as pessoas são induzidas a compreender que o conceito se torna um pré conceito pela distância percorrida por ele, e, ainda, que isso liga seu trajeto à questão do espaço tempo. Porém, implica, por outro lado, que ao aceitar trocar o papel carimbado com todas as conotações pessoais possíveis da impressão da palavra “conceito” e de quem o carregou, o visitante paradoxalmente acaba por aceitar um tipo de “suborno”.


Essa reflexão se direciona ao tempo implicado na ação por aqueles que escolheram chupar o pirulito, que tem forma e tamanho de chupeta, retirando-o de seu envoltório plástico dentro do espaço expositivo. Algumas pessoas guardaram os pirulitos e seus papéis. Alguns com dobras bem cuidadas. Essas partes, se armazenadas, resistem por tempos bastantes diversos, sendo que o pirulito, a parte “perecível” (palavra relativizada por essa ação), requer um local diferente para ser depositado, e por um tempo diferente, sob o risco de danificar a parte de papel (com o possível derretimento do pirulito).


Os pontos interativos têm as frases “Apanhe aqui seu conceito” logo na entrada (de modo semelhante ao do oferecimento de revistas dos aeroportos) e “Jogue fora seu pré-conceito por um pirulito” após o primeiro ponto do trajeto, demarcando um local para recolher os papéis, o que implica em um tempo de percurso no espaço, durante o qual a ação parece transformar o significado da palavra.


  Happening. Pilhas de papéis coloridos (amarelos e azuis), carimbo, pirulitos. Dimensões variáveis. 2014.