Ilha de Fauna

2016-2017

“Ilha de Fauna” é um módulo-ilha flutuante sobre o qual são plantadas mudas da vegetação local (mangue e outras adequadas à fauna). Essa proposta, em tese, possibilitaria a religação de partes do mangue interrompidas, de modo semelhante ao do funcionamento de uma ponte. Um vídeo produzido acerca da experiência exemplifica a potencialidade e a viabilidade das interferências na paisagem, restabelecendo aspectos da relação da flora e da fauna com o espaço e tempo anterior.A primeira balsa (ilha de fauna) construída foi colocada na Baía de Guanabara, na UFRJ. Constava de uma estrutura de bambu gigante, parafusada (parafusos de aço inoxidável) e sustentada sobre “gaiolas” feitas de bambu e rede de pescar, que continham garrafas Pet. Essas gaiolas funcionavam como boias sustentando a estrutura (presa por lacres descartáveis), esta aparafusada com aço inoxidável e presa (também por lacres) a uma lona especial, que, por sua vez, suportava terra e mudas, tanto de mangue como de vegetais característicos da região e úteis para a fauna local.

Essa estrutura foi amarrada por rede entre dois pontos de uma pequena descontinuidade da vegetação (mangue na área atrás do prédio da Reitoria e da EBA). Essas amarras deveriam reter detritos, possibilitando o “ancoramento” das mudas de mangue, que são lançadas na água pelo próprio mangue e flutuam nas proximidades da planta em busca de fixação. Assim, pretendia provocar (iniciar ou favorecer) o crescimento da vegetação, permitindo ao mangue (re) tomar a área de fixação da balsa (ilha).Uma nova balsa foi construída para a mostra Fauna, na galeria Km7. A Ilha de Fauna, sendo modular, também pode ser adaptada para ser montada como parte de uma travessia para fauna. Este módulo passou a ser integrante do projeto Ponte de Fauna, que, de modo semelhante, visa ligar de forma acessível e segura para a fauna dois lados de florestas cortadas por estradas ou rodovias, interferindo nas paisagens e no cotidiano dos agentes dos locais onde for instalada.


︎“A ilha que é ponte que é poesia” por Cristina Salgado







Ilha de fauna. Objeto barco. Lona para telhados de grama, bambu, garrafas pet, lacres, rede, terra, esponja natural, plantas e mudas. 2016-17.





Projeto Ponte de fauna. Papel impresso. Ilustração de projeto para construção de ponte entre florestas para uso da fauna. 2017.