Bola

2012

Constituído por uma bola de borracha totalmente coberta por um envoltório formado pela costura de pares de meias, ou “bolas de meia” formadas por peças de cores contrastantes, evidenciado pelos “furos” ou pelo modo como são enroladas cada uma das peças formadas por meias coloridas, brancas ou pretas.Bolas é o resultado de diversos experimentos práticos em busca de uma conjugação da escala das letras com a entropia visual do conjunto e das peças, desafiando o observador a perceber as palavras inscritas com as diferentes meias. Bola I tem inscrita a palavra “palavra” e a Bola II a palavra “meia”, aludindo a uma expressão linguística relativa à própria compreensão (meias palavras). Nesse sentido, se apresenta como um “segredo” diante de nossos olhos.
Quando um receptor da proposta é informado do “segredo” de forma oral, passa a ter outra compreensão da peça, envolvendo outra percepção e outro momento perceptivo, no qual o interessado normalmente circula observando o trabalho, tentando verificar a viabilidade da leitura. Visualizando detalhes do objeto, das meias ou até relacionando cada par com uma pequena máscara ou boneco. E “vendo” expressões nos bonecos.
As letras são formadas principalmente por meias pretas ou com cores, inseridas em meias brancas, ou vice-versa. Quando alguém é informado sobre a inscrição na bola, uma operação mental distinta ocorre. Um outro presente, antes despercebido da mesma imagem se apresenta. Decorre daí essa nova observação, que implica em um retorno à experiência interativa para conferir a veracidade da informação, após o “segredo” ser revelado. De forma que a observação anterior do objeto, “inocente”, fica também perdida no tempo. Tanto individualmente quanto em dupla (Bola I e Bola II), implicam na observação de sua objetividade inserida em um tempo presente (incluindo a possível interatividade de sua manipulação). Assim, a dimensão verbal, não escrita, falada, transmitida da palavra acrescenta e subtrai, modificando o sentido tautológico básico da bola de meia formado por meias em bolas.

︎”Corpos sem ossos” por Beatriz Pimenta Velloso


  Bola I. Esfera de borracha e meias costuradas (cerca de 65cm de diâmetro). 2012.